Sobre Iraí-RS

O município de Iraí está localizado na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, fazendo divisa com o Estado de Santa Catarina. Distante 435 km da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. A história de Iraí iniciou em 1893, quando um grupo de aproximadamente 200 pessoas provenientes de Cruz Alta, refugiados da Revolução Federalista (1893-1895), estabeleceram-se nestas terras. Foram estas pessoas que descobriram um banhado borbulhante, as águas termais. Utilizavam a mesma para beber e se banhar, percebendo significativos benefícios sobre a saúde, daí o primeiro nome de Águas Milagrosas do Sertão. Finda a Revolução Federalista em 1895, algumas famílias permanecem na região e a maioria retorna a Cruz Alta, para onde levam e difundem a notícia da existência das águas termais e do seu poder terapêutico. Atualmente, com uma população de 8.078 habitantes (IBGE 2010). É conhecido como estância hidromineral. A “Cidade Saúde”, como o município é chamado, tem nas águas minerais termais e na lama medicinal fonte curadora, constituindo-se método terapêutico recomendado por médicos e especialistas, atraindo visitantes de todo o Brasil e de países vizinhos. Dentre os principais atrativos, destaca-se o Balneário Oswaldo Cruz, com água mineral que jorra de uma fonte rochosa com vazão de 3,8 litros por segundo e temperatura de 36,5ºC. Esta, há muitos anos, é renomada mundialmente por ter recebido medalha de ouro, em 1930, em Sevilha, na Espanha, por ocasião de uma exposição ibero-americana. É a segunda melhor água mineral do mundo e a melhor do Brasil em propriedades terapêuticas, medicinais e rejuvenescedoras. O município faz parte das Rotas Turísticas “das Águas e Pedras” e “das Gemas e Joias”. A beleza natural de Iraí encanta à primeira vista. A natureza privilegia moradores, visitantes e turistas com magníficas paisagens. Além disso, o município é repleto de história e misturas culturais, que fazem deste um lugar único e especial.

Fotos de Iraí-RS

Acesse www.irai.rs.gov.br e conheça mais sobre o município.

 
UMA VIAGEM 3 DESTINOS1CAMPANHA AJ UMA VIAGEM 3 DESTINOS2
 

Derrubadas-RS

Você sabia que o Salto do Yucumã é considerado a mais extensa queda longitudinal do mundo? Localizado no município de Derrubadas, no Rio Grande do Sul a 98Km aqui do AJ Termas Hotel Iraí. Este Salto constitui-se em local de rara beleza cênica, onde o Uruguai descarrega todo o volume de suas águas em uma fenda longitudinal. Um verdadeiro paraíso ecológico que merece ser visitado e admirado por todos.

Ametista do Sul-RS

Você já conhece a cidade de Ametista do Sul-RS? Conhecida como a capital mundial da pedra ametista, o município leva esse nome por causa das atividades envolvendo essa pedra preciosa! Localizada a 35 km aqui do AJ Termas, Ametista do Sul possui diversos pontos turísticos, um dos mais visitados é o Ametista Parque Museu, que dispõe das mais variadas pedras preciosas e visita a um garimpo subterrâneo, preparado para receber visitantes, onde você tem a todo tempo o contato com as energias positivas dos cristais