SOBRE IRAÍ

O município de Iraí está localizado na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, fazendo divisa com o Estado de Santa Catarina. Distante 435 km da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

A história de Iraí iniciou em 1893, quando um grupo de aproximadamente 200 pessoas provenientes de Cruz Alta, refugiados da Revolução Federalista (1893-1895), estabeleceram-se nestas terras. Foram estas pessoas que descobriram um banhado borbulhante, as águas termais. Utilizavam a mesma para beber e se banhar, percebendo significativos benefícios sobre a saúde, daí o primeiro nome de Águas Milagrosas do Sertão. Finda a Revolução Federalista em 1895, algumas famílias permanecem na região e a maioria retorna a Cruz Alta, para onde levam e difundem a notícia da existência das águas termais e do seu poder terapêutico.
Atualmente, com uma população de 8.078 habitantes (IBGE 2010). É conhecido como estância hidromineral. A “Cidade Saúde”, como o município é chamado, tem nas águas minerais termais e na lama medicinal fonte curadora, constituindo-se método terapêutico recomendado por médicos e especialistas, atraindo visitantes de todo o Brasil e de países vizinhos.

Dentre os principais atrativos, destaca-se o Balneário Oswaldo Cruz, com água mineral que jorra de uma fonte rochosa com vazão de 3,8 litros por segundo e temperatura de 36,5ºC. Esta, há muitos anos, é renomada mundialmente por ter recebido medalha de ouro, em 1930, em Sevilha, na Espanha, por ocasião de uma exposição ibero-americana.

É a segunda melhor água mineral do mundo e a melhor do Brasil em propriedades terapêuticas, medicinais e rejuvenescedoras. O município faz parte das Rotas Turísticas “das Águas e Pedras” e “das Gemas e Joias”. A beleza natural de Iraí encanta à primeira vista. A natureza privilegia moradores, visitantes e turistas com magníficas paisagens. Além disso, o município é repleto de história e misturas culturais, que fazem deste um lugar único e especial.

Acesse www.irai.rs.gov.br e conheça mais sobre o município.

  •  Renan Loppez
    Hotel Muito bom atendimento top, natureza linda e exuberante e tbm fiquei surpreso com o café da manhã, almoço e jantar maravilhoso!!! Obrigado pela atenção de todos! Lugar muito bom pra descansar top!!!
    Renan Loppez
    Viamão, RS
  • katessalli
    Confortável, limpíssimo, bem decorado. Conta com mini cozinha acessível 24hs, ideal para o preparo do chimarrão (tem erva mate e chás a disposição) ou aquecer uma mamadeira. Profissionais simpáticos e atentos. O gerente é quase onipresente kkkk e muito simpático. Os corredores são amplos e claros. Os quartos limpos e confortáveis. A localização é ótima, em frente a entrada das termas. E o café? É fantástico! Desde as xícaras aquecidas, passando pela diversidade e qualidade dos produtos. Salgadinhos na estufa fazem muita diferença no inverno gaúcho. Enfim vale cada centavo.
    katessalli
    Novo Hamburgo, RS
  • Delair D
    Hotel muito limpo, tranquilo, comida boa e farta. Fomos muito bem recebidos, com espumante na chegada. E algo inusitado, o que estava no frigobar era livre, não pagamos nada pelo consumo. Um hotel com um spa maravilhoso, com tudo que há de mais moderno . Se localiza na frente do balneário Osvaldo Cruz.
    Delair D
    Peritiba, SC
× Recepção